LX - “Para nascer de novo, é preciso morrer primeiro”



"Satã, assim relegado para uma condição vagabunda, errante, instável, não tem paradeiro certo, pois embora possua, em consequência da sua natureza angélica, uma espécie de império sobre os desertos líquidos e os ares, faz parte do seu castigo que ele não disponha de qualquer lugar ou espaço fixo onde descanse a planta dos pés."
 
[Daniel Defoe - The History of the Devil]



E assim começa um dos romances mais polémico das últimas duas décadas, onde a citação da obra de Daniel Defoe, serve de chave para decifrarmos a inspiração do autor (Salman Rushdie), de origem indiana, para a elaboração de uma obra que pretende ser a radiografia de duas civilizações em choque, expondo de uma forma nua e crua as virtudes e defeitos entre duas culturas que têm tanto de fascinante como de terrível. O resultado é um romance que valeu ao Autor a condenação à Fatwah, (com uma oferta de 6 milhões de dólares como recompensa pelo seu assassinato), devido ao livro ser considerado ofensivo ao profeta Maomé e uma blasfémia contra o Islão. 


Eu li uma história de conflito (que até poderei adjectivar de sensato), entre o Bem e o Mal, visto por uma óptica que acredito ser alheia ao mais comum dos mortais. De realçar que este sensato (como usei referir) conflito é muitas vezes entre o Bem (ou o que entendemos por Bem) e o ... ...próprio Bem. Curioso, não é?
 


1 comentário:

Red Angel disse...

Versículos Satânicos

Titulo do livro na lingua portuguesa