CXXXIX


1

O número UM é o princípio masculino, representa a letra hebraica Aleph, o início de tudo. É, segundo os hebreus, o símbolo da força divina penetrante que é experimentada no seu acto criador à medida que se descobre outras letras/números, já que ele é a energia essencial, vital, fonte e finalidade universal.
É o símbolo do Sol, o astro-rei que ilumina a todos, e portanto, é dele que partem todos os outros. Este número está presente na vida humana desde os primórdios, pois a demarcação do território era feita quando o primitivo apontava para si mesmo e cravava a vara no chão, como que dizendo: Eu Sou! E ele realmente era... o UM é o líder, o pai, o início transformador subtilmente manifestado!
Sendo assim, ele é o poder criador, mas ainda não é a criação em si, pois ele só tem sentido quando somado aos outros. Não estou a dizer com isso que o UM não existe, ao contrário, ele realmente existe, o fato é que sua força não pode ser diretamente conscientizada quando está sozinha. Transportando este significado para o mundo humano, o valor do UM só acontece nas nossas vidas, quando nos apercebemos de uma situação que oferece opções, ou seja, quando aparece o contraste, do contrário, poderemos deixar facilmente aquela oportunidade escapar ou, até mesmo, não aproveitá-la na sua plenitude, simplesmente porque não trouxemos à tona seu valor primordial, que é a FORÇA.

Enfim, o UM é o início de tudo que evolui, mas só se torna consciente quando o que evolui dá continuidade a seu ciclo e polariza. O UM e o DOIS são apenas pólos opostos de uma mesma coisa...


Sem comentários: