Jesus disse a seus discípulos: "Comparai-me com alguém e dizei-me com quem me pareço.”
Simão
Pedro disse-lhe: "Tu és como um anjo justo.”
Mateus disse-lhe: "Tu és como um sábio filósofo.”
Mateus disse-lhe: "Tu és como um sábio filósofo.”
Tomé disse-lhe: "Mestre, a minha boca é inteiramente incapaz de dizer com
quem te pareces.”
Jesus disse: "Não sou teu Mestre. Porque bebeste, ficaste intoxicado da fonte borbulhante que eu tenho distribuído por medida.”
E levou-o e retiraram-se e disse-lhe três
coisas. Quando Tomé regressou para junto dos seus companheiros, estes
perguntaram-lhe: "O que te disse Jesus?" Jesus disse: "Não sou teu Mestre. Porque bebeste, ficaste intoxicado da fonte borbulhante que eu tenho distribuído por medida.”
Tomé respondeu: "Se eu vos dissesse uma só das Sentenças que ele me disse, agarraríeis pedras e apedrejar-me-íeis, e um fogo brotaria das pedras e queimar-vos-ia.”
[Evangelho de Tomé]
No século II, o bispo de de Lyon, Santo Ireneu, escreveu 5 volumes com o título " Adversus Haereses" (Contra as heresias). Desde esse momento a fé gnóstica dos primeiros tempos foi eliminada da religião cristã, criando-se assim o cânone dos quatro profetas presentes na Bíblia; Mateus, Marcos, Lucas e João, sendo os restantes considerados heréticos. Parafraseando Irineu, tal como existem 4 regiões no universo e 4 ventos principais, também a Igreja só precisa de apenas 4 pilares.
O escritos de Mateus, Marcos, e Lucas são idênticos na sua retórica, no entanto é apenas na profecia de João que nos aparece Tomé (o tal da dúvida), sendo aqui retratado como alguém com falta de fé e por isso sem entendimento perfeito dos ensinamentos do Mestre.
Esta discrepância entre João e Tomé é visível logo no inicio da Bíblia, no Génesis onde se lê: " Faça-se Luz" . João acreditava que apenas Cristo era detentor dessa luz, já Tomé afirmava que a luz não só deu origem ao universo como continua a existir dentro de todas as coisas, especialmente na Humanidade à espera de ser encontrada.
Assim Jesus o disse: "Procura e encontrarás" [Mateus VII:7]
Eis, para mim, o principal conflito entre a fé ortodoxa de João e antiga tradição gnóstica de Tomé.
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